Bióloga que salvou Arara Azul da extinção é retratada como personagem da Turma da Mônica

Bióloga que salvou Arara Azul da extinção é retratada como personagem da Turma da Mônica

Dia 11 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. Para comemorar a data, a Maurício de Souza Produções retratou a bióloga Neiva Guedes como uma personagem da Turma da Mônica.

Neiva é bióloga sul-mato-grossense, doutora em Zoologia e mestre em Ciência Florestais. Ela passou 30 anos se dedicando a preservação da arara-azul-grande, um símbolo muito conhecido no Pantanal e que sofria o risco de extinção.

“A arara-azul, que encanta a todos com sua cor vibrante e som alegre, vem sofrendo com a destruição de seus lares e com a captura ilegal para tráfico de animais silvestres. Não podemos nos conformar com a previsão catastrófica da extinção, seja qual for o ser vivo. É preciso arregaçar as mangas para mudar o curso da história”, diz a bióloga.

“Fiz mestrado em Ciências Florestais e a Arara Azul foi objeto do meu mestrado. Acabou virando um projeto de vida, porque era tão envolvente o trabalho, que acabei dedicando quase 30 anos a ele”, afirmou Neiva que também é fundadora do Instituto Arara Azul.

Para a pesquisadora, o trabalho de conscientização é fundamental para a sobrevivência das araras-azuis-grandes.

“As pessoas convivem com a natureza, mas não estão atentas. Se não contarmos com as crianças que são o futuro, com o tema da natureza, muita coisa pode ser perdida”. Concluiu ela.

A homenagem de Mauricio de Souza faz parte do projeto Donas da Rua da Ciência, que resgata histórias de pesquisadoras e cientistas que deram grandes contribuições para a humanidade.

Para Mônica Sousa, criadora do projeto Donas da Rua, que também já homenageou mulheres de outras áreas da vida pública, como Emma Watson, é fundamental dar visibilidade para ações que tragam benefícios para a humanidade, não só locais.

“É com muito orgulho que homenageamos a pesquisadora que segue na linha de frente lutando pela conservação do nosso meio ambiente. Enaltecer o papel das mulheres no campo da ciência é muito importante para inspirar meninas e mulheres que são apaixonadas pela área”, afirmou.

https://razoesparaacreditar.com/biologa-arara-azul-personagem-turma-monica/

https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/representacao-mulher-resgata-animais-em-extincao-e-estampa-quadrinhos-da-turma-da-monica/

About the Author
Reserva Serelepe

Leave a Reply