Reconhecida pela Unesco como boa prática para Educação Ambiental traz a reconexão da criança com o meio natural com seu próprio espaço, traduzido como Terra das Crianças
Utilizada como recurso pedagógico para transversalizar o enfoque ambiental com outras áreas disciplinares, ajuda as crianças a se empoderarem do presente e compreenderem que através das suas ações podem transformar seu entorno, à medida que suas decisões repercutem em seu bem-estar, as demais pessoas e à natureza.
São espaços naturais criados, recuperados ou conservados para as crianças, jovens e à natureza, onde se criam a vida e a biodiversidade com amor em benefício deles mesmos e das demais pessoas e ambientes
Ao desenvolver conhecimento, habilidades e valores em favor da vida e da natureza, as crianças exercem a capacidade de criar bem-estar a todos, se nutrem de sentimentos, pensamentos, palavras e ações que criam, sustentam e celebram a vida e sua diversidade. Tendo assim a capacidade para adotar estilos de vida sustentáveis, através da solidariedade, empatia e compaixão
Aventuras e descobertas com a superação de limites e de trabalho em conjunto!
A atividade se transforma em um verdadeiro desafio de exploração!
Instigará a curiosidade dos alunos e reforçará a importância de cuidar do nosso planeta. Farão parte do “tesouro” exemplos de: plantas, de diferentes texturas e tamanhos, galhos secos e verdes, penas de pássaros, frutos silvestres, areia, terra, bichinhos, etc…
Em contato com materiais naturais, os alunos aprenderão sobre a biodiversidade local, enquanto desenvolvem habilidades artísticas e de cooperação na confecção em conjunto, elaborando um mapa do tesouro.